Make your own free website on Tripod.com

JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA

Home
O QUE É A EJA
Breve Histórico da Educação de Jovens e Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA
Como Evitar a Evasão de Jovens e Adultos
O QUE DÁ CERTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
O processo de exclusão educacional, criando o público da EJA
Plano Nacional para EJA e a Proposta-Curricular da EJA no PARANÁ
Referências/links

EDUCAÇÃO DE ADULTOS - UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA

INTRODUÇÃO:

     A dependência das crianças nos leva a uma postura protetora e ao exercício da autoridade. Inicialmente com os pais e, logo após, com os professores, a dependência é um componente natural no dia-a-dia e na educação.
     Com o passar dos anos esta postura começa a ser questionada, os adolescentes iniciam o rompimento do "cordão umbilical" questionando e rebelando-se. Os pais e professores passam a não obter a "verdade absoluta". Tudo é questionável. A maturidade da fase adulta nos traz a independência. As experiências nos proporcionam aprendizados, os erros nos trazem vivências que marcam para toda vida. Somos, então, capazes de criticar e analizar situações, fazer paralelos com as experiências já vividas, aceitar ou não as informações que nos chegam.


Andragogia- Um conceito de Educação:
(Rodrigo Goecks)

A Andragogia significa, portanto, "ensino para adultos". Um caminho educacional que busca compreender o adulto desde todos os componentes humanos, entendo-o como um ser psicológico, biológico e social,e, buscando promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Segundo Goecks "O adulto, após absorver e digerir, aplica. É aprender através do fazer, o aprender fazendo."


Andragogia:

É a arte ou ciência de orientar adultos a aprender (definição creditada a Malcolm Knowles, anos 1970). O termo remete a um conceito de educação voltado para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós = criança).
Para educadores como Pierre Fourter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Rodrigo Goecks salienta que:

A missão do professor é facilitar e estimular os alunos a um posicionamento ativo no aprendizado, provocando as experiencias, estimulando a capacidade de autoavaliação e de trabalho em equipe, evitando a passividade e o esmorecimento.

CONCEITO DE APRENDIZAGEM SEGUNDO A ANDRAGOGIA:

abordado por MALCON KNOWLS



* Os adultos são portadores de uma experiência que os distingue das crianças e dos jovens. Em númerosas situações de formação, são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens;

* Os adultos estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem desde que compreendem a sua utilidade para melhor afrontar problemas reais da sua vida pessoal e profissional;

* Nos adultos a aprendizagem é orientada para a resolução de problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida cotidiana (o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos);

* Os adultos são sensíveis a estímulos de natureza externa (notas, etc), mas são os fatores de ordem interna que motivam o adulto para aprendizagem (satisfação, auto-estima, qualidade de vida, etc).